domingo, 11 de dezembro de 2011

Boas Práticas


Atualmente são muito discutidos em nossa sociedade os cuidados que devemos tomar com nossa alimentação e com a qualidade os alimentos que consumimos. Dentro das empresas, independentemente de seu porte, o conjunto de regras que rezam pelo correto manuseio dos alimentos durante o processo de produção é chamado de  Boas Práticas de Fabricação e Manipulação (BPFM).
Este sistema é  praticado  por todo o caminho que o alimento percorre durante o seu processo de beneficiamento, desde a escolha das matérias-primas (que também possuem seus próprios procedimentos de BPFM) até o produto final propriamente dito, com o objetivo de garantir  sua  qualidade e preservar a saúde do consumidor, além de padronizá-lo dentro das normas sanitárias vigentes.
Para a implementação dessas práticas, o empreendedor deve buscar orientação de profissionais tecnicamente capacitados para a elaborar e implantar  as BPFM’s, uma vez que cada parte do processo é separadamente analisada e os procedimentos são adaptados de acordo com as particularidades e limitações do processo.
Um dos atores principais nesta trama é o  Manual de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação, que  é uma ferramenta elaborada para ser utilizada como um  guia  para fabricação e manipulação de produtos de forma segura, a fim de garantir que as BPFM’s sejam efetivamente atingidas,  controlando os  fatores que influenciam diretamente  sobre a qualidade dos produtos, cuidando  para que os problemas sejam antecipados e, assim, reduzidos até serem efetivamente eliminados.

Esperamos, assim,  ter contribuído para introduzir, muito basicamente, alguns pontos sobre o tema.
Um grande Abraço.
Greenlay

Nenhum comentário:

Postar um comentário